terça-feira, 5 de outubro de 2010

Projeto Institui Dia Proerd no Município

Foi aprovado pelos vereadores, o Projeto de Lei n. 77/2010, que institui o “Dia do Proerd” - Programa de Resistência às Drogas e à Violência no âmbito do município de Poços de Caldas. A matéria é de autoria da vereadora Maria Cecília Opípari (PSB) e tem como objetivo realizar, anualmente, atividades oficiais voltadas à conscientização e prevenção do uso de drogas e à prática de violência.

“Dia do Proerd” será comemorado no dia 26 de julho e fará parte do Calendário Oficial do município, cabendo ao Poder Executivo, através do Conselho Municipal Antidrogas, definir a programação dos eventos comemorativos desta data.
A principal finalidade desse Projeto de Lei é dar continuidade ao trabalho já desenvolvido em Poços pela Polícia Militar.
“Tendo em vista o benefício incalculável que o Proerd traz à população, apresentei o Projeto de Lei e a matéria foi aprovada graças ao apoio dos demais vereadores”, ressaltou.
O Proerd tem como principal finalidade a prevenção do uso indevido de drogas entre crianças em idade escolar. “Esse projeto é essencialmente preventivo e consiste em um currículo de 17 semanas, sendo uma aula por semana, ministrada por policiais militares fardados a alunos do 5º e 6º anos, ou seja, na faixa etária de 9 a 12 anos de idade. Ao final do curso é realizada uma formatura, onde os estudantes fazem um juramento de se manterem longe das drogas e da violência e recebem o diploma de Aluno Proerd”,

História

O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) foi criado em 1983, em Los Angeles, nos Estados Unidos, com o nome de DARE (Drug Abuse Resistance Education), através de uma parceria entre o Distrito Escolar Unificado e o Departamento de Polícia daquela cidade, para ser implantado em escolas.
No Brasil, o programa iniciou-se pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMRJ) em 1992, que tinha interesse em desenvolver um projeto de prevenção relacionado aos diversos aspectos das drogas. Em seguida, no ano de 1993, o programa foi recepcionado pela Polícia Militar de São Paulo (PMSP). Daí em diante, o Proerd se multiplicou e hoje está em todas as Polícias Militares do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário