segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Vereadora Maria Cecília quer criação de Conselho Municipal



A vereadora Maria Cecília Opípari (PSB) apresentou, nesta semana, um Anteprojeto de Lei sugerindo a criação do Conselho Municipal de Proteção aos Animais (COMUPA).




Recentemente, Ciça esteve com membros da Associação dos Charretistas de Poços para discutir questões envolvendo possíveis maus-tratos aos cavalos e assuntos relacionados às atividades desses profissionais. O encontro aconteceu na Urca e contou com a presença de integrantes da Associação Protetora dos Animais, do veterinário do Canil, onde os animais apreendidos se encontram, da Associação dos charretistas e da sociedade interessada no assunto. Durante a reunião, a parlamentar reafirmou que não é contra os charretistas, mas que são necessárias algumas modificações. Ela deixou claro que não compete à Câmara a extinção dessa atividade.



O que a vereadora pretende, na verdade, é a elaboração de leis mais punitivas na questão dos maus-tratos a animais e a criação de um conselho. “Recentemente, foi publicada uma matéria em jornal local onde questionei os maus-tratos a animais, em todos os sentidos. Como tinha acontecido um acidente com um cavalo de charretista, a situação ficou mais complicada, pois foram passadas mais denúncias. Entretanto, em nenhum momento eu falei em acabar com as charretes, mesmo porque não posso fazer isso como vereadora. Entendo a necessidade de propostas e compromissos para harmonia das atividades, na educação no trânsito, respeito aos animais e condições de trabalho. O que eu quero são leis mais punitivas para que o seres humanos tenham responsabilidade e respeito com animais. Foi uma reunião bastante produtiva com os charretistas e estou encaminhando a proposta para o Executivo de criação de um conselho. Irei pessoalmente reunir os interessados para que o prefeito se sensibilize e acate a proposta”, declarou.



Durante a reunião, os profissionais puderam falar sobre as dificuldades que enfrentam atualmente e o que a Associação vem fazendo para punir aqueles que desrespeitam as ordens e regras impostas. A vereadora aproveitou a oportunidade para lamentar algumas ações de charretistas, que segundo denúncias, soltam animais à noite em qualquer lugar, criam os mesmos em terrenos da prefeitura, desrespeitam os sinais de trânsito e são mal-educados com a população. “Foram boas as discussões para que cada parte pudesse defender seus argumentos. Acredito com isso que todos saíram contemplados e os charretistas constataram que com dialogo podemos unir forças para trabalhar com harmonia”.



Para Ciça, a criação desse conselho irá auxiliar na resolução dos problemas envolvendo os maus-tratos a qualquer tipo de animal e também melhorar as condições dos charretistas. “Os próprios charretistas confirmam que existem problemas com relação ao alcoolismo e, além disso, existe a questão de uma falta de estrutura para os animais, que ficam debaixo de sol e chuva o dia todo. O que queremos é que haja uma melhor organização e esperamos conseguir isso com o apoio de todos os envolvidos e da implantação de um conselho que atue de forma a proteger os animais”, concluiu a vereadora.

Fonte:  Câmara Municipal de Poços de Caldas

Nenhum comentário:

Postar um comentário