ADRIANA RODRIGUES
Poços de Caldas, MG, 25/08/10 – A mudança de trânsito na rua Alagoas, além de não ser funcional e desagradar comerciantes e moradores, ainda pode acarretar multas para os motoristas. O problema é que para entrar na rua Assis Figueiredo eles precisam invadir a faixa de pedestre e parar sobre ela para ter visão do trânsito e saber se não entrarão na frente de algum carro que vai em direção da matriz. A multa referente a esse tipo de infração é de R$ 48 e 3 pontos na carteira, valor que sairá do bolso do motorista graças à sinalização inadequada feita pela administração.
Flagrada com o carro parado sobre a faixa, a motorista Alessandra Geremias Sanchez admitiu saber que isso é proibido mas alegou não ter outra alternativa. “Paro antes da faixa quando tem alguém atravessando, mas depois tenho que parar em cima dela se eu quiser enxergar quem vem pela Assis”, disse. “Isso aqui ficou uma bobagem. Deviam, pelo menos, colocar um semáforo para que a gente pudesse virar para entrar na Assis sabendo que não vai bater ou ser atingida por algum carro”, complementa.
O motorista Marcelo Pereira disse também não concordar com a sinalização do local. “O problema é a falta de visão. Ontem à noite, por exemplo, fui sair com o carro daqui [apontando para o cruzamento] e como havia um veículo estacionado na esquina da Assis isso tirou a minha visão. É assim que acontece o acidente. Aqui ainda não aconteceu mas vai acontecer em breve porque motorista que sai da Alagoas não tem visão de quem está vindo da rua Assis”, declarou. Questionado se ele parou sobre a faixa, Pereira foi enfático em responder. “Parei, eu tive que fazer isso porque, caso contrário, não via quem vinha e, dependendo do modo como o carro está estacionado, nem assim dá pra ter visão”.
O comandante da 162ª Cia PM de Poços, tenente Ramirez, disse nesse caso específico vai do bom senso do policial avaliar a situação, mas se for analisar o caso com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) cabe multa ao motorista. “O código é claro. Parar sobre a faixa de pedestre é uma infração leve passível de autuação”, explicou ele.
A reportagem procurou o secretário de Defesa Social Demilton Vacarelli, que disse já ter conhecimento do problema e de outros relacionados ao trânsito da rua Alagoas. Segundo ele, está agendada para 16h30 de hoje uma reunião com comerciantes e moradores do local para analisar a questão.
“Fizemos uma contagem do tráfego e descobrimos que de 10 carros que transitam pela rua Santa Catarina e entram na rua Alagoas, 8 convergem para a Rio Grande do Sul e apenas 2 seguem pela Alagoas, em direção à Assis”. Vacarelli salientou que irá analisar todas as questões e que na quinta-feira já deve ter uma posição sobre o caso.
Sinalização inadequada faz com que motoristas cometam infração de trânsito.
Como já tinha avisado, publicado no blog sexta-feira, 16 de julho de 2010 e em matérias aos jornais. Também encaminhado ofício com mais de quinhentas assinaturas de moradores, cidadãos e comerciantes, agora é aguardar.
Amanhã teremos o retorno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário