sexta-feira, 16 de julho de 2010

Reunião no Bortolan discute instalação de empresa no bairro

Acompanhando pela imprensa e também participando de todas as discussões sobre a possível instalação de uma empresa de incineração de resíduos hospitalares no bairro Bortolan, a vereadora Maria Cecília Figueiredo Opípari (PSB) foi convidada pela SAB Bortolan para acompanhar uma reunião realizada na última segunda-feira (10), no Residencial Campo da Cachoeira. Também participaram do encontro os vereadores Rogério Andrade (PPS) e Waldemar Lemes Filho (PMDB), representantes do Executivo, da Polícia Militar, da Vigilância Ambiental, do Corpo de Bombeiros e de diversas empresas instaladas naquela região e moradores do bairro.
A reunião foi promovida para discussão de melhorias para o bairro Bortolan, entretanto o principal assunto abordado foi a instalação da empresa. Todos os presentes se mostraram contrários à execução das atividades, já que não foi levado em conta que estão concentrados no bairro empresas do gênero alimentício, viveiros, creche e, principalmente, residências. Eles ressaltaram que em momento algum se posicionaram contra o trabalho da empresa, mas sim contra o local que escolheram para se instalar, já que existe na cidade o Distrito Industrial.
Segundo a vereadora Maria Cecília, esse assunto já vem sendo debatido há algum tempo, inclusive com o encaminhamento de pedidos de informação ao Executivo. “Desde que tomei conhecimento do assunto venho questionando e buscando informações junto aos órgãos competentes. Além disso, por estar sempre atenta a questões ambientais, principalmente no Bortolan, que tem um trabalho de conscientização e preocupação ambiental, não podia deixar de apoiar a não instalação de empresas poluentes naquele local”, reforçou.
Ciça ressaltou que outro questionamento já feito por ela recentemente foi quanto a uma empresa de autoclave, já instalada no bairro. “Essa empresa faz os transporte de resíduos e é preciso também discutir essa questão. O proprietário esteve presente na reunião, apesar do assunto principal não ser esse. Lembrando que a autoclave é uma aparelho de desinfecção por meio do vapor a alta pressão e temperatura”, explicou.
Durante a reunião, os vereadores afirmaram que as discussões devem continuar e é preciso que todos se unam para encontrar a melhor solução. Também esteve presente no encontro o conselheiro do COPAM (Conselho Estadual de Política Ambiental), Rodopiano Marques Evangelista, que explicou aos presentes todo o processo de emissão de licenças ambientais e também se posicionou contra a instalação da empresa naquele local.
Questionamentos
Desde 2009, a Câmara Municipal tem acompanhado as discussões sobre a empresa de incineração de resíduos que pretende se instalar no Bortolan. Dois requerimentos foram encaminhados pela vereadora Maria Cecília à prefeitura questionando o assunto. Ela também esteve na empresa quando foi feito um teste para a queima de resíduos.
Recentemente, vários vereadores estiveram reunidos com representantes da Danone, Ferrero e ECO G.A, além de secretários municipais, para novamente abordar o tema. Na ocasião, os legisladores mostraram-se preocupados com a reivindicação da comunidade, devido aos problemas ambientais que podem ocorrer com a execução de atividades semelhantes a da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário