quinta-feira, 26 de maio de 2011

Vereadores participam da Conferência Internacional de Cidades Inovadoras

Fonte: Site Câmara Municipal de Poços de Caldas

Na última semana, os vereadores Maria Cecília Opípari (PSB) e Valdir Sementile (DEM) estiveram em Curitiba, onde participaram da Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CICI 2011). O encontro aconteceu entre os dias 17 e 20 de maio e foi realizado pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).
De acordo com informações disponibilizadas no site do evento, cerca de três mil e quinhentas pessoas participaram da Conferência, dentre elas representantes de 500 municípios do Brasil e do exterior. Nomes como o físico austríaco Fritjof Capra, o assessor da campanha de Barack Obama, Parag Khanna, e o urbanista, ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner, deram exemplos de inovação urbana, falando sobre o futuro das cidades e a participação do poder público e cidadãos no progresso econômico e social.
Alguns dos temas abordados nas palestras foram: Um panorama inovador e sustentável para as cidades brasileiras; O reflorescimento das cidades; Cidade-rede e redes de cidades; Cidade geradora de energia limpa; O futuro das cidades e as cidades do futuro; Gestor 2030: como formar uma cidade inovadora; Redes como padrão unificador da vida; Programa de aprendizagem de redes sociais; Conectados: a influência oculta das redes sociais.
Segundo Ciça, uma das palestras mais marcantes foi a do urbanista Jaime Lerner. “Jaime Lerner planejou Curitiba para 50 anos a frente e hoje a cidade é um exemplo a ser seguido. O transporte funciona com rapidez, porque possui ruas largas e vias próprias para o transporte coletivo. Não existe estacionamento como em outras cidades e a prefeitura e demais órgãos não fazem reparos e manutenções durante o dia, somente à noite. Isso a gente vê que Poços não consegue acompanhar. Por exemplo, estão fazendo poda de árvores na rua São Paulo durante o dia, atrapalhando o trânsito. É preciso planejar e dizer o que a cidade quer, se ela quer ser turística, universitária ou industrial, porque quando a cidade sabe o que quer ser o setor privado corre atrás do potencial do município. Isso tudo foi falado durante a palestra do ex-prefeito de Curitiba e vemos o quanto precisamos discutir questões como as colocadas pelo palestrantes”, argumentou a parlamentar.
Para Sementile, a participação na CICI 2011 permitirá que os vereadores sejam multiplicadores do conhecimento adquirido nos quatro dias de evento. “Já tínhamos participado em 2010 e a expectativa para esse ano era muito boa. Nessa segunda Conferência discutimos muito sobre as redes sociais e isso é muito importante, pois existem mobilizações no município que não precisam de recursos. Por exemplo, se temos disposição para fazer a limpeza de um parque da cidade, convidamos as pessoas pela rede social e fazemos esse trabalho. Uma das experiências que nos marcou bastante foi sobre o poder das redes sociais. A primeira ideia nossa é elaborar algo para passar aos vereadores, nos tornando multiplicadores dos conhecimentos adquiridos, inclusive repassando ao pessoal do Executivo que esse ano não pôde participar”, destacou o vereador.

Multiplicadores

Ainda sobre a questão de serem multiplicadores, como foi citado pelo legislador, Ciça avaliou que a principal finalidade da Conferência é justamente a formação de redes de multiplicação de cidades inovadoras. “A ideia é que cada participante volte com iniciativas para que suas cidades se tornem inovadoras. O ano passado ficamos muito centrados na questão de que o poder público precisava ajudar e esse ano tivemos outra visão, pois com as redes sociais e a formação de grupos vimos que o papel do cidadão nas melhorias da cidade é fundamental. O que precisamos que o poder público faça é o planejamento da cidade, implantando a mobilidade urbana, conectando o transporte de massa e oferecendo espaço aos carros e outros meios de locomoção. Essa questão da mobilidade também nos chamou a atenção. Não adianta a cidade querer trabalhar somente em torno de transporte coletivo, sendo que a mobilidade urbana são todos os transportes”, declarou a vereadora.

Mídias

Dados fornecidos pela organização da CICI 2011 revelam que 170 jornalistas do Brasil e do exterior se credenciaram para a cobertura. A repercussão contou, ainda, com a força da internet, sendo que, em quatro dias, o site do evento recebeu mais de 60 mil visitas. Um dos destaques desta edição foi a criação da CICITY, uma cidade virtual que foi construída com a participação dos conferencistas e dos temas discutidos.

Para os vereadores de Poços, a Conferência Internacional de Cidades Inovadoras é um dos maiores eventos sobre sustentabilidade e desenvolvimento urbano do mundo. “São debates que contribuem para a transformação das cidades e o desenvolvimento de cada região”, concluíram os legisladores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário